-->

Falha da Qualcomm põe milhões de Android em risco




O Android é o sistema operativo mais usado, como tal todos os holofotes estão voltados para ele, empresas de segurança não dão descanso tentando testar os limites do mesmo e como tal falhas são descobertas. Foi com o intuito de minimizar este problema que a Google lançou os updates de segurança mensais. Desta vez, foi uma falha da Qualcomm que foi descoberta que pode pôr em risco milhares de aparelhos Android.
Falha da Qualcomm

Desta vez foi a já conhecida empresa de segurança FireEye que descobriu a falha da Qualcomm, que permitia aplicações maliciosas aceder ao histórico de chamadas ou mensagens, ganhado privilégios de acesso ao rádio, modem de comunicações.




Contudo esta falha de segurança conta com 5 anos, afetando aparelhos com Jelly Bean, KitKat e Lollipop. Apesar de ter sido corrigida no último update de segurança de Maio, com o nome CVE-2016-2060, muitos aparelhos nunca vão receber esta correção.

A Google tem feito um excelente trabalho a minimizar todos os problemas de segurança, mas não deixa de caber em grande parte aos utilizadores evitar aplicações desconhecidas, ou fora da Play Store, quando o seu aparelho não se encontra na versão mais recente de Android.

E os nossos utilizadores o que acham? Acreditam que os esforços da Google são suficientes ou têm de fazer muito mais para corrigir estas falhas de segurança?