-->

Apagão analógico! Sinal 4g melhorará ?





A implementação da rede 4G em diversas cidades brasileiras depende do fim da transmissão analógica do sinal de televisão. A tecnologia de internet móvel mais rápida, que anda a passos lentos no país, ainda representa pouco mais de metade dos acessos 2G. Além dedobrar a frequência para o 4G, as operadoras precisam da faixa de frequência de 700MHz, que hoje é utilizada pela TV analógica em vários municípios brasileiros.

Um decreto presidencial foi assinado pela chefe do Executivo, Dilma Rousseff, e publicado no Diário Oficial sob o número 8.753 nesta quarta-feira, antes de seu possível afastamento do cargo. Pelo texto, uma mudança prevê que o sinal analógico de TV será desligado até o fim de 2018 em todos os municípios em que a radiodifusão utiliza a faixa dos 700MHz:



O encerramento da transmissão analógica ocorrerá até 31 de dezembro de 2018 nas localidades nas quais seja necessária a viabilização da implantação das redes de telefonia móvel de quarta geração na faixa de radiofrequências de 698 MHz a 806 MHz


O Ministério das Comunicações já havia publicado um cronograma que incluía 347 cidades que terão o sinal analógico desligado até outubro de 2017. Agora, o órgão prevê que outros mil municípios também sofrerão o apagão analógico na conta até o último dia de dezembro de 2018. Assim, a frequência ficará liberada para o uso da rede 4G pelas operadoras de telefonia móvel.